Pais deviam gastar menos com brinquedos e mais com viagens em família

21-07-2017 16:28

Está com uma viagem em família marcada para as férias? Se não estiver, é bem provável que queira planear uma depois de ler este artigo.

Viagens em família vão muito além da diversão. Na verdade, elas são também muito importantes para o desenvolvimento emocional das crianças.

Uma pesquisa recente, publicada no Journal of Commercial Research, mostra que as viagens em família têm um impacto profundo e duradouro sobre o bem-estar e a felicidade geral das crianças. Este estudo indica que os presentes relacionados às experiências, como as viagens ou passeios, causam um impacto muito mais profundo nos seus filhos do que os presentes materiais.

Porquê que isso acontece?

Um motivo é que passar tempo em novos locais é importante para o desenvolvimento cerebral das crianças. Visitar novos locais ou fazer novas atividades contribui para o desenvolvimento de partes do cérebro que estão associadas com a administração de stress e a melhoria da habilidade de aprender.

De facto, as crianças que viajam nas férias voltam à escola e obtêm melhores notas na leitura, matemática e conhecimentos gerais do que os amigos que não foram viajar. E isso independentemente do destino da viagem: Disneyland ou a quinta dos avós, o efeito é o mesmo.

Os pesquisadores também referem que as viagens trazem benefícios não apenas a curto prazo, mas também a longo prazo, porque contribuem para a construção de lembranças duradouras e positivas.

Outro estudo realizado na Inglaterra apontou que a maioria das pessoas indica as lembranças das suas férias em família na infância como as suas preferidas. Isso levou os pesquisadores a concluir que a “felicidade é enraizada” nos indivíduos. Por outras palavras, as viagens em família duram mais do que os brinquedos. Elas tornam-se parte da identidade das pessoas e contribuem para formar a visão delas do mundo.

Lição para as crianças

Os benefícios das férias começam antes delas: o planeamento em família é uma ótima maneira de cultivar a relação entre pais e filhos.

As crianças aprendem a economizar e a planear o dinheiro para algo maior. Uma boa dica é incentivar o uso do mealheiro para que o dinheiro economizado possa ser utilizado na viagem para algo que elas queiram.

Benefícios para os pais

Férias também são ótimas para os pais. Outra pesquisa mostra que as compras de experiências também tornam a vida dos adultos mais prazerosa do que os itens materiais. Mesmo que a use mais, a TV gigante que comprou vai trazer-lhe menos prazer do que uma viagem à praia, de acordo com os resultados da pesquisa.

O mesmo é válido para os vários brinquedos dos seus filhos. Em vez de gastar uma fortuna em presentes da Patrulha Pata, os especialistas em paternidade concordam que deve economizar para uma viagem em família. Assim, todos ficarão mais felizes, tranquilos e mais inteligentes por causa dessa experiência.

Concorda com tudo isto?

Lembre-se que mais do que posses materiais, o que vale é o tempo com a família.

Retirado e adaptado de https://awebic.com/viagem/viagens-em-familia/

Fonte: simplemost.com

Voltar

Contactos

Clínica Social de Condeixa-a-Nova
Rua Dona Elsa Sotto Mayor, Edifício Conímbriga (Prédio Amarelo), nº 22, 3150-133, Condeixa-a-Nova

239098982 | 919204240

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode