Atividades em Grupo

 
Dinâmicas de Grupo

As dinâmicas de grupo têm a capacidade de ajudar as pessoas a descontraírem socialmente, tanto a dois como em grupo. Ajudam a resolver problemas, o tipo de problemas que encontramos nas relações interpessoais; ajudam na inadaptação social, desenvolvendo a cooperação entre grupos; desenvolvem a sensibilidade em relação aos problemas dos outros através de jogos que exijam confiança; e promovem a interdependência, assim como a independência da identidade pessoal.

As atividades proporcionam uma verdadeira comunicação. Promovem a corrente de comunicação entre desconhecidos, particularmente nas pessoas tímidas que necessitam de ser estimuladas. Além disso, podem também fazer desaparecer a hostilidade e remover as barreiras indesejáveis.

 
Promoção de Competências (Pessoais, Sociais, Parentais)

Os programas de promoção de competências tem como objetivo “ajudar crianças, adolescentes e adultos a desenvolverem capacidades pessoais e relacionais, permitindo a cada indivíduo refletir sobre o modo de se relacionar com os outros, encontrando alternativas adequadas à situação.” (Matos, M. et al., 1990). Os programas têm como objetivos: analisar os comportamentos relacionais; refletir em grupo sobre as vantagens e inconvenientes dos diferentes tipos relacionais; aprender um método de abordar situações problema; analisar e modificar determinados pensamentos; manter e generalizar as aquisições.

 
Relaxamento

A tensão associada a estados emocionais negativos é algo que nós próprios produzimos, é da responsabilidade do próprio indivíduo, pois a ansiedade que geramos serve para que consigamos lidar de forma eficaz com situações ameaçadoras. O relaxamento é utilizado como estratégia de combate às tensões do quotidiano e da vida agitada que muitas pessoas têm. Também é utilizado como estratégia de direcionamento da atenção para uma tarefa ou uma capacidade que se adquire e se treina para melhor lidar com as exigências do dia-a-dia.

 
Ginástica Cognitiva

O envelhecimento é um processo de degradação progressiva que envolve modificações morfo-fisiológicas e psicológicas que acarretam repercussões sociais. Sabe-se que melhorar o desempenho das funções cognitivas em idosos tem consequências importantes na sua qualidade de vida.

Assim, é objetivo desta atividade estimular as capacidades cognitivas através de exercícios específicos e em grupo, de modo a obter um nível de funcionamento o mais aproximado possível da autonomia, procurando atrasar possíveis processos demenciais ou degradações consequentes do processo de envelhecimento.

Deixe-nos o seu contacto!

Contactos

Clínica Social de Condeixa-a-Nova
Rua Dona Elsa Sotto Mayor, Edifício Conímbriga (Prédio Amarelo), nº 22, 3150-133, Condeixa-a-Nova

239098982 | 919204240

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode